SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE CUSTOS DO GOVERNO FEDERAL: UMA ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO NA ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO

  • Jose Orcelio do Nascimento FECAP - professor FEARP-USP - doutorando
  • Yanara Raquel Duarte de Andrade FECAP - estudante
  • Marcus Vinicius Moreira Zittei FMU - professor mestrado em governança corporativa http://orcid.org/0000-0001-8398-6941
  • Leonardo Fabris Lugoboni FECAP - professor INSPER - professor ETEC-SP - professor
Palavras-chave: Custos no Setor Público, Tomada de decisão, Sistema de Informação de Custo do Governo Federal.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a implementação do Sistema de Informações de Custos do Governo Federal (SIC) na Advocacia Geral da União e a utilização das informações geradas a partir deste como ferramenta de apoio à tomada de decisão. Buscou-se conhecer a metodologia de mensuração e gestão de custos proposta pelo Governo Federal e a capacidade da ferramenta de atender às necessidades gerenciais dos órgãos que compõem o Sistema de Custos do Governo Federal. O estudo foi conduzido por pesquisa qualitativa com objetivo exploratório e descritivo, para tanto os procedimentos utilizados foram a pesquisa documental e estudo de caso. Os resultados da pesquisa demonstraram que além de evidenciar os custos sob as óticas institucional, funcional e programática, a implantação do SIC possibilitou a mensuração de objetos de custos considerados estratégicos para a alta administração da AGU. A customização das informações geradas pelo SIC proporcionam a mensuração do custo de manutenção das unidades administrativas e o custo das atividades dos órgãos que compõem a AGU. Desta forma, os relatórios emitidos pelo SIC possibilitam o gerenciamento dos recursos e fornecem subsídio para comparação e avaliação do desempenho organizacional, contribuindo para a melhoria do processo decisório na AGU.

Biografia do Autor

Jose Orcelio do Nascimento, FECAP - professor FEARP-USP - doutorando
doutorando em contabilidade, mestre em ciências contábeis, contador
Yanara Raquel Duarte de Andrade, FECAP - estudante
especialista em gestão e controladoria pública
Marcus Vinicius Moreira Zittei, FMU - professor mestrado em governança corporativa
doutor em ciências contábeis e administração, mestre em ciências contábeis, contador, professor
Leonardo Fabris Lugoboni, FECAP - professor INSPER - professor ETEC-SP - professor
doutor e mestre em administração, professor
Publicado
2019-06-28
Como Citar
NascimentoJ. O. do; AndradeY. R. D. de; ZitteiM. V. M.; LugoboniL. F. SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE CUSTOS DO GOVERNO FEDERAL: UMA ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO NA ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO. REVISTA DA AGU, v. 18, n. 2, 28 jun. 2019.
Seção
Artigos