DECOLONIALIDADE E A PERSPECTIVA LGBTI: A exclusão das sexualidades e gênero pelas construções hegemônicas

Palavras-chave: Expressão da Sexualidade, Identidade de Gênero, Modernidade Ocidental, Pensamento Hegemônico, Direito Racional.

Resumo

Este trabalho versa sobre a construção de identidades de gênero e expressão da sexualidade sob a influência da Modernidade Ocidental que tem provocado a integralização de conceitos hegemônicos no cotidiano social e uma ação excludente daquilo que é “diferente”. A pretensão é apresentar uma crítica à Modernidade Ocidental, questionando sua formação, o caráter universal da história Europeia, a influência judaico-cristã e das ciências sociais na formação de identidades de gênero e a capacidade de superação do Direito Racional. Trata-se de pesquisa sob o método hipotético-dedutivo pressupondo as incapacidades do Direito Racional e Estado Ocidental Moderno de superarem linearidades, tendo como referência o pensamento decolonial

Biografia do Autor

Jéssica de Paula Bueno da Silva
Mestra em Direito pelo PPGD – UFOP. Especialista em Direito Processual pela PUC-Minas, Membro e coordenadora da linha pesquisa do Grupo de Estudos “Omissão Legislativa e o papel do Supremo Tribunal de Justiça: estudo sobre a Ado n. 26”. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8056938446504477.
Rainer Bomfim
Mestrando em Direito pelo PPGD-UFOP. Bacharel em Direito pela UFOP. Membro e Coordenador da linha de extensão do Grupo de Estudos “Omissão Legislativa e o papel do Supremo Tribunal de Justiça: estudo sobre a ADO. n. 26”. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3064395260276586.
Alexandre Gustavo Melo Franco de Moraes Bahia, Universidade Federal de Ouro Preto
Mestre e Doutor pela UFMG. Professor Adjunto na UFOP e IBMEC-BH. Coordenador Docente do Grupo de Estudos Igualdade como Diversidade (IBMEC) e  do Grupo de Estudos “Omissão Legislativa e o papel do Supremo Tribunal de Justiça: estudo sobre a ADO. n. 26”. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2877462978948032.
Publicado
2021-01-04
Como Citar
SilvaJ. de P. B. da; BomfimR.; BahiaA. G. M. F. de M. DECOLONIALIDADE E A PERSPECTIVA LGBTI: A exclusão das sexualidades e gênero pelas construções hegemônicas. REVISTA DA AGU, v. 20, n. 01, 4 jan. 2021.
Seção
Artigos