UM NOVO CENTRO DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS EM INVESTIMENTOS PARA A AMÉRICA DO SUL BALANCEANDO INTERESSES PÚBLICOS E PRIVADOS

  • Ana Rachel Freitas da Silva Centro Universitário de Brasilia
Palavras-chave: Arbitragem Internacional, Investimentos Estrangeiros, ICSID

Resumo

Vários países da América do Sul demonstram insatisfação com os atuais sistemas de solução de controvérsias de investimentos, em especial, o ICSID. Limitações para a defesa de interesses públicos, inconsistência das decisões, interpretações extensivas das proteções e altos custos colocam em cheque o equilíbrio entre Estados e investidores.  Tais críticas estão na base dos esforços dos países da UNASUL para criar um novo centro de solução de controvérsias de investimentos. O presente artigo tem o objetivo de informar e discutir algumas propostas gerais em negociação na UNASUL, sob a perspectiva do equilíbrio entre interesses de Estados e investidores. As propostas incluem ampliação da jurisdição para controvérsias entre Estados, mecanismos de prevenção de controvérsias e a possibilidade de apelação. O texto discute como tais propostas podem representar uma resposta aos problemas  dos modelos atuais, com a limitação de que se tratam de reformas processuais. Concluímos que as mudanças podem ser úteis, contudo, o balanceamento dos interesses públicos e privados passa por uma reforma dos tratados vigentes e um debate conceitual sobre a inserção do chamado Direito Internacional dos Investimentos no Direito Internacional Público.

Publicado
2016-12-13
Como Citar
Freitas da SilvaA. R. UM NOVO CENTRO DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS EM INVESTIMENTOS PARA A AMÉRICA DO SUL BALANCEANDO INTERESSES PÚBLICOS E PRIVADOS. REVISTA DA AGU, v. 15, n. 4, 13 dez. 2016.
Seção
Artigos