Notícias

DOSSIÊ |Meios adequados de solução de conflitos envolvendo entes públicos

2021-10-17
REVISTA DA ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃOChamada de Artigos para Dossiê EspecialMeios adequados de solução de conflitos envolvendo entes públicos

A Revista da Advocacia-Geral da União – Qualis B2 – informa a abertura da seleção de artigos científicos para o Dossiê Especial intitulado “Meios adequados de solução de conflitos envolvendo entes públicos”, com publicação prevista para julho de 2022.

Serão recebidos para avaliação artigos que versem sobre aspectos teóricos relativos ao tema, bem como sobre qualquer dos meios adequados em espécie, tais como conciliação, negociação, mediação, transação por adesão, termo de ajustamento de conduta, arbitragem, dispute boards e plataformas online de resolução de litígios.

A submissão dos artigos deve ser realizada pelo sítio eletrônico da Revista (https://seer.agu.gov.br/index.php/AGU/submissions). Para tanto, os autores devem se cadastrar no sistema e selecionar o dossiê pretendido no campo “seção” da aba “1. Início” da página de submissão.

Além disso, a submissão deve observar as diretrizes aplicáveis ao periódico (https://seer.agu.gov.br/index.php/AGU/about/submissions#authorGuidelines). A avaliação dos artigos observará o sistema “duplo cego”.

O prazo para submissão de artigos se encerra no dia 14 de março de 2022.

Sobre os coordenadores do dossiê:

Roberto de Aragão Ribeiro Rodrigues é Advogado da União, Doutor em Direito Processual pela Faculdade de Direito da UERJ e Professor Titular de Direito Processual Civil do IBMEC/RJ, além de professor, na mesma disciplina, dos Cursos de Pós-graduação lato sensu da Escola da AGU e da UERJ.

Humberto Dalla Bernardina de Pinho é Professor Titular de Direito Processual Civil na UERJ, na Estácio e no IBMEC; Doutor pela UERJ e Pós Doutor pela University of Connecticut School of Law; membro do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro; e Professor Emérito e Diretor Acadêmico da Escola do Ministério Público do Rio de Janeiro.

--

Call for papers for Special Issue AppropriateAlternative dispute resolution involving public entities

The Advocacia-Geral da União Journal – Qualis B2 – announces the call for papers for its Special Issue on Appropriate/alternative dispute resolution methods involving public entities, with expected date release on July 2022.

We will accept articles that deal with theoretical aspects related to the theme, as well as any of the appropriate means in kind, such as conciliation, negotiation, mediation, arbitration, dispute boards and online dispute resolution.

Submission must be made through the Journal's website (https://seer.agu.gov.br/index.php/AGU/submissions).

Authors must register in the system and select the intended dossier in the “section” field of the “1. Home” of the submission page. Moreover,  submission must observe the guidelines applicable to the journal. (https://seer.agu.gov.br/index.php/AGU/about/submissions#authorGuidelines). The evaluation of the papers will observe the “double blind review” system.

The submission deadline ends on March 14, 2022.

Saiba mais sobre DOSSIÊ |Meios adequados de solução de conflitos envolvendo entes públicos

Edição Atual

VOLUME 20, nº 04, out./dez. 2021
Publicado: 2021-10-01

Edição completa

Editorial

Ver Todas as Edições

APRESENTAÇÃO

A REVISTA DA AGU, buscando uma qualidade de excelência, nesses últimos anos tem obtido uma evolução significativa. Em maio de 2013 recebeu o importante selo Qualis, qualificação almejada por inúmeras publicações jurídicas. Esta certificação é uma indicação do amadurecimento alcançado pelo periódico.

Passamos também a utilizar o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) que possibilita otimizar todo o processo de avaliação facilitando dessa forma o acompanhamento. Por meio do sistema podemos filtrar, de diversas formas, a pesquisa ao conteúdo.

Para publicar conteúdo de qualidade a revista da AGU conta com um Conselho Editorial responsável pela seleção dos trabalhos. Este conselho é composto por doutores, mestres e professores de instituições de ensino nacionais e internacionais, além de membros das carreiras da AGU de todo o Brasil.

O periódico publica, predominantemente, artigos dos membros das carreiras da Advocacia-Geral da União, estando aberto à publicação de artigos de qualquer operador do direito. A partir de 2014 passaram a ser publicados artigos de autores filiados às instituições estrangeiras. São admitidos, também, textos sobre gestão e administração de órgãos jurídicos, gestão de sistemas de controle processual, gestão de pessoas, formação e aperfeiçoamento.

Os textos são apresentados, principalmente, sob a forma de artigos, mas são publicados também pareceres, comentários à jurisprudência, estudos, projetos e outros trabalhos escritos de interesse institucional.