A PROTEÇÃO AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NA UNIÃO EUROPEIA E NO BRASIL: A CORRUPÇÃO COMO CAUSA QUE IMPEDE A CONCRETIZAÇÃO DESSES DIREITOS

  • Luciana Madruga Figueiredo AGU

Resumo

Dentre a variada forma de proteção dos direitos fundamentais na União Europeia – Constituição do Estado-membro, Carta dos Direitos Fundamentais e Convenção Europeia dos Direitos do Homem –, destaca-se a Carta dos Direitos Fundamentais, documento moderno e de vasta amplitude, que tem a missão de, ao proteger os direitos fundamentais, implementar a democracia e reforçar a integração da União.

Biografia do Autor

Luciana Madruga Figueiredo, AGU
Advogada da União
Procuradoria Seccional da União em Campina Grande/PB

Referências

BONAVIDES, Paulo. Política e constituição: os caminhos da democracia. Rio de Janeiro: Forense, 1985.

CANOTILHO, Mariana Rodrigues. 50 anos do Tratado de Roma: O Princípio do Nível mais Elevado de Protecção e Garantia dos Direitos Fundamentais na União Europeia. Alessandra Silveira (coord). Lisboa: Quid Juris Sociedade Editora, 2007.

DALLARI. Dalmo de Abreu. Os Direitos Fundamentais na Constituição Brasileira. Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 88, jan. 1993 ISSN 2318-8235. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67230>.

DUARTE, Maria Luísa. O Direito da União Europeia e o Direito Europeu dos Direitos do Homem: uma defesa do “triangulo judicial europeu”. Coimbra Editora: Coimbra, 2000.

GROFF, Paulo Vargas. Direitos Fundamentais nas constituições brasileiras. Revista de Informação legislativa, v. 45, n. 178, abr/jun.2008.

MIRANDA, Jorge. Manual de direito constitucional, V. 4, Coimbra: Coimbra.

PACIOTTI, Elena. La Seconda “Proclamazione” della Carta dei Diritti e il Trattato di Riforma, disponível em:

<http://www.europeanrights.eu/index.php?funzione=S&op=5&id=71>.

PILLAY, Navi, Discurso durante a 22ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, 2013. Disponível em: <http://www.gddc.pt/noticias-eventos/artigo.asp?id=noticia.05014201341&seccao=Not%EDcias_Imprensa>

PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. São Paulo: Saraiva, 2015.

Publicado
2017-03-30
Seção
ARTIGOS