ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA ADVOCACIA PÚBLICA NOS PROCEDIMENTOS DE FORMAÇÃO DE PRONUNCIAMENTOS VINCULANTES

  • Fábio Victor da Fonte Monnerat

Resumo

O texto, partindo do microssistema de valorização das súmulas, precedentes qualificados e das técnicas de gestão de processos de massa previstos no Código de Processo Civil de 2015, volta-se a analisar as possibilidades de atuação estratégica dos órgãos da Advocacia Pública e dos impactos desta atuação na atividade de defesa da Fazenda Pública em juízo, realizando inclusive um mapeamento de atividades e mecanismos de atuação possíveis, com foco na otimização e aprimoramento da atuação do advogado público.

Referências

BUENO, Cassio Scarpinella. Amicus curiae no processo civil brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2006.

DIDIER JR., Fredie; CUNHA, Leonardo Carneiro. Curso de Direito Processual Civil. v. 3, 14. ed. Salvador: Jus Podivm, 2017.

MANCUSO, Rodolfo de Camargo. Divergência jurisprudencial e súmula vinculante. 4. ed. São Paulo: RT, 2010.

MARINONI, Luiz Guilherme. Precedentes obrigatórios. 5. ed. São Paulo: RT, 2016.

MONNERAT, Fábio Victor da Fonte. O precedente qualificado no Processo Civil Brasileiro: formação, eficácia vinculante e impactos procedimentais, in Sistemi processuali a confronto: il nuovo Codice di Procedura Civili del Brasile tra tradizione e rinnovamento. Publicações da Escola da AGU. Brasília: Fórum, 2016.

______. A jurisprudência uniformizada como estratégia para a aceleração do procedimento. In: WAMBIER, Teresa Arruda Alvim (Coord.). Direito jurisprudencial. São Paulo: RT, 2012.

______. Função nomofilácica dos tribunais superiores no Brasil e na Itália e a necessidade de respeito aos seus precedentes. In: Curso de Introdução ao Direito Europeu, Publicações da Escola da AGU, n. 21, v. 2, Brasília. 2012.

______. Conceito, classificação e eficácia executiva da sentença no novo regime de execução de títulos executivos judiciais. In: SHIMURA, Sérgio; BRUSCHI, Gilberto Gomes (Coord.). Execução civil e cumprimento de sentença. v. 2, São Paulo: Método, 2007.

WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. Recurso especial, recurso extraordinário e ação rescisória. 2. ed. São Paulo: RT, 2008.

WAMBIER, Teresa Arruda Alvim; DIDIER, Fredie; TALAMINI, Eduardo; DANTAS, Bruno (Coord.). Breves comentários ao Novo Código de Processo Civil. São Paulo: RT, 2015.

Publicado
2017-12-30
Seção
ARTIGOS